domingo, 15 de janeiro de 2012

Doença de Parkinson

Classificação


Devido à progressão da DP, em 1967, Hoehn e Yahr classificaram-na em estágios, que represen­tam o grau de dificuldade do paciente, variando de I a V. Estágio I: sinais e sintomas em um lado do corpo, leves e inconvenientes, porém não incapaci­tantes, usualmente presença de tremor em um mem­bro; estágio II: sintomas bilaterais, disfunção míni­ma, comprometimento da postura e marcha; estágio III: lentidão significativa dos movimentos corporais, disfunção do equilíbrio de marcha e ortostático, dis­função generalizada moderadamente grave, estágio IV e V: sintomas graves, locomove-se por uma dis­tância limitada, rigidez e bradicinesia, perda total da independência, respostas imprecisas a levodopa e doenças neuropsiquiátricas13.


Artigo fonte: Doença de Parkinson e exercício físico

Quadro clínico

O quadro clínico da doença se caracteriza por tremor, rigidez, bradicinesia e instabilidade postural, resultando em perturbações do tônus, posturas anormais e movimentos involuntários4,6. O tremor da DP é clinicamente descrito como um tremor de repouso, porém se exacerba durante a marcha, no esforço mental e em situações de tensão emocional5. A rigidez é caracterizada por uma hipertonia em todos os grupos musculares, o que resulta em uma rigidez difusa1. A bradicinesia é considerada o sintoma mais freqüente na DP7. A deambulação do paciente torna- se difícil quando há instalação da bradicinesia, porque, além da dificuldade na realização dos movimentos, ocorre perda da capacidade de realizar ajustes rápidos da ação muscular, que são necessários para manter o equilíbrio e iniciar esta ação1. A instabilidade postural resulta principalmente da diminuição dos reflexos posturais, decorrentes da doença. As alterações posturais compreendem uma postura tipicamente flexionada ou encurvada para frente. Os músculos flexores e adutores tornamse seletivamente mais contraídos, tanto nos membros superiores quanto nos inferiores4,5. Esta postura típica pode não ser notada na fase inicial ou leve, porém, com a evolução da doença, torna-se perceptível8. Na DP, há o fenômeno de bloqueio motor (freezing) que, associado à perda dos reflexos posturais, é responsável pela alta prevalência de quedas nos portadores da DP5,8. Apesar de as quedas serem a principal causa de morbidade e mortalidade em pacientes com DP, estudos sobre sua incidência e prevalência ainda são escassos9.


Artigo fonte: Avaliação do risco de queda em pacientes com Doença de Parkinson



Complicações
Diversas complicações secundárias podem se associar ao quadro existente, até mesmo porque a maior parte dos parkinsonianos são idosos.

Atrofia e fraqueza muscular secundárias ao desuso: quando não estimulado e exercitar-se, o paciente permanece a maior parte do tempo sentado ou inativo.

Alterações nutricionais: os parkinsonianos costumam perder peso devido a fatores como o aumento do gasto energético decorrente da movimentação patológica intensa; redução do apetite devido a náuseas, vômitos, mal estar estomacal; redução da sensibilidade do paladar e do olfato; dificuldade de mastigação e deglutição conseqüentes da rigidez facial (O´SULLIVAN; SCHMITZ, 1998).

Alterações respiratórias: provenientes da diminuição da expansibilidade torácica pela rigidez dos intercostais e das posições deflexão e flexo-adução do tronco e dos membros superiores respectivamente, além de uma discreta redução da capacidade vital.

Alterações circulatórias: devido a imobilidade pode surgir, principalmente, edemas de extremidades.

Osteoporose: em geral, conseqüente a inatividade, idade típica e dieta deficiente.

Contraturas e deformidades: ocorrem com freqüência e de maneira típica nos flexores, adutores e pronadores e rotadores externos, levando ao encurtamento muscular e a deformidade de tecidos moles.

Úlceras de decúbito: nos casos avançados, a inatividade prolongada e o repouso no leito podem levar ao desenvolvimento desta complicação.

Artigo fonte: Atuação Fisioterapêutica na Doença de Parkinson

2 comentários:

  1. Olá a todos! meu nome é Noah, estou escrevendo este artigo para apreciar o bom trabalho do DR AKHIGBE que recentemente me ajudou a trazer de volta minha esposa que me deixou por outro homem nos últimos 6 meses. Depois de ver um comentário de uma mulher na internet testemunhando como ela foi ajudada pelo Dr. AKHIGBE, também decidi entrar em contato com ele para obter ajuda, porque tudo o que eu queria era que eu conseguisse minha esposa, felicidade e para garantir que meu filho crescesse com sua mãe 'eu amo minha esposa' Estou feliz hoje que ele me ajudou e posso dizer com orgulho que minha esposa agora está comigo novamente e agora está apaixonada por mim como nunca antes. Você precisa de alguma ajuda em seu relacionamento, como recuperar seu homem, esposa, namorado, namorada ou amores e relacionamento familiar? Os espectadores que leem meu post que precisam da ajuda de DR AKHIGBE devem entrar em contato com ele por e-mail: drrealakhigbe@gmail.com Você também pode ligar ou entrar em contato com ele por whatsapp 2348142454860 Ele também cura doenças e vírus mortais com suas ervas naturais. gostar
    HIV / AIDS, HERPES, ASMA, EPILEPSIA, Náusea, vômito ou diarréia, AVC, DOENÇA DE PARKINSON, INFECÇÃO EXTERNA, CÂNCER, DIABETES, DOENÇA CRÔNICA, HEPATITE A&B E OUTROS. seu email novamente: drrealakhigbe@gmail.comnúmero: +2348142454860

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Donald Boykins, estou aqui para apreciar o Dr. Akhigbe por usar seu remédio herbal para curar meu vírus Herpes. Faz cerca de 3 anos e 6 meses que estou vivendo com esse vírus e isso tem sido um problema sério para mim. Fiquei tão confuso por estar tomando vários remédios para curar, mas todo o meu esforço foi em vão, uma manhã. Eu estava navegando na Internet, então vi vários testemunhos sobre o Dr. Akhigbe curando pessoas do vírus Herpes e imediatamente entrei em contato com o Dr. Akhigbe em seu e-mail: drrealakhigbe@gmail.com, contei a ele sobre meus problemas e ele me disse que devo ser curado, ele me deu algumas instruções e que eu segui corretamente. então ele preparou um remédio herbal e me enviou, que eu usei por 2 semanas e fui curado, tudo foi como um sonho para mim e meu vírus Herpes se foi totalmente, dr .Akhigbe, Deus te abençoe e lhe dê mais poder e capacidade Não sei se existe alguém que sofra com o vírus do herpes ou qualquer uma dessas doenças. DIBETAS, CÂNCER, HIV / AIDS, HERPES HEPATITS A e B, DOENÇA CARDÍACA, DOENÇA CRÔNICA, EPILEPSIA, LÚPUS , CURSO, DOENÇA DE PARKINSON, LESÃO MEDULAR, ECZEMA, DOENÇA RENAL, ACME, DOR DE COSTAS, INFECÇÃO EXTERNA, DOENÇA ARTERIAL CORONÁRIA, FRIO COMUM, POLIÓIA etc. ele é um médico muito bom e honesto e também é chamado de padrinho da raiz de ervas, entre em contato com ele por e-mail; drrealakhigbe@gmail.com ou whatsApp ele no site +2348142454860 https: drrealakhigbe.weebly.com

    ResponderExcluir