sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Mapas de Riscos Ambientais

·         Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho (sobre a planta baixa da empresa, podendo ser completo ou setorial), capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho.
·         Tais fatores têm origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho) e a forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento, etc.)”.
·         Serve para a conscientização e informação dos trabalhadores através da fácil visualização dos riscos existentes na empresa.
·         Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa.
·         Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.

Como são elaborados os mapas?
§  Serve para a conscientização e informação dos trabalhadores através da fácil visualização dos riscos existentes na empresa.
§  Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa.
§  Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.
§  O número de trabalhadores expostos ao risco, o qual deve ser anotado dentro do círculo.
§  A especificação do agente (por exemplo: químico - sílica, hexano; ou ergonômico, ritmo excessivo) que deve ser anotada também dentro do círculo.
§  A intensidade do risco, que deve ser representada por tamanhos diferentes de círculos.
§  Quando em um mesmo local houver incidência de mais de um risco de igual gravidade, utiliza-se o mesmo círculo, dividindo-o em partes, pintando-as com a cor correspondente ao risco.
§  O Mapa de Riscos, deverá ser afixado em cada local analisado, de forma claramente visível e de fácil acesso para os trabalhadores.



Um comentário: