quarta-feira, 27 de julho de 2011

Bandagem Funcional

As bandagens servem para imobilizar ou melhorar a performance de um atleta. E um artefato utilizado com a finalidade de permitir melhor estabilidade articular sem perda de função.
Os materiais utlizados são: tecido, algodão, poliéster, elásticos e cola.
Muitas vezes a bandagem têm uma parte aderente e outra não. Basicamente os matérias utilizados vão determinar o tipo de bandagem.
Temos a bandagem dinâmica e a bandagem  estática .
A bandagem dinâmica é feita basicamente de material elástico, a principal característica é a capacidade do individuo de aumentar a performance, através da força elástica compressiva. Ex: Podemos fazer uma bandagem nos ísquios, fazendo flexão e extensão, além da minha força eu vou ter a bandagem como força auxiliar. Podemos, então, usar a bandagem como auxiliar da fora muscular.
A bandagem também pode permitir o aumento da resistência contra determinado músculo, se temos um músculo fraco e frágil  pode colocar a bandagem para resistir determinada força muscular. Se eu tenho um bíceps fraco pode fazer a bandagem e toda vez que eu puxar vai ter a resistência aumentada. O músculo sofre resistência externa. A bandagem dinâmica é mais utilizada do que a estática.
A bandagem estática tem como material principal: pano, fibra de algodão, esparadrapo. O esparadrapo tem uma desvantagem: cola e adere na pele, muita gente tem alergia , quando vai tirar faz uma glicotomia.  Existem bandagens oficiais para esse principio porém são caras para nossa realidade econômica. Tem como finalidade principal a estabilidade, nessa bandagem haverá diminuição de ADM.

INDICAÇÕES
*      Dinâmicas : melhora a performance. Quando eu tenho uma entorse pode utilizar a bandagem dinâmica, não vai dá muita estabilidade, porém aumenta a propriocepção .
É usada em lesões de grau 1 para grau 2 ( leve). A bandagem dinâmica deve ser usada quando o individuo não pode perder ADM. Auxilia ou aumenta a tração na direção que você quer . Ex: Jogador de vôlei, a banda de tensão do lado oposto a impulsão. As bandagens dinâmicas não podem ser utilizadas em lesões graves ou regular.

*      Estática: Estabilidade articular; aumenta propriocepção ; lesão moderada e severa . A bandagem não auxilia o movimento.
INDICAÇÕES GERAIS DAS DUAS BANDAGENS
*      Diminuição do edema
*      Diminuição do derrame
*      Aumenta estabilidade
*      Auxilia na performance
Para colocar a bandagem tem que seguir princípios, deve ter:
*      Banda de ancoragem: Tenho que ter uma banda de ancoragem proximal e uma distal
*      Banda de tensão: Deve ser tracionada do lado contrario da estabilidade
Temos uma regra que pode quebrar, se eu colocar uma banda de tensão do lado da instabilidade, só vai aumentar a instabilidade.  Só usa a bandagem no treino. A banda de tensão tem que passar no lado ipsilateral a lesão.
*      1 tenho uma lei: a banda de tensão deve ser tracinada do lado contrario  da instabilidade
*      2. Tenho uma regra: a banda de tensão tem que passar do lado da instabilidade.
Contra- indicações
*      _Ferimento na pele                         --->           Contra indicações absolutas
*      Alterações de sensibilidade 
*      Alterações vasculares
*      Edema: se o edema tiver muito grande fica observando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário