terça-feira, 30 de agosto de 2011

MASSOTERAPIA



CONCEITO

A  massagem pode ser definida como a manipulação de tecidos moles para fins terapêuticos.

EFEITOS DA MASSOTERAPIA

A massagem tem efeitos fisiológicos e psicológicos. Os vários movimentos realizados com a massagem, afetam a pele, os músculos, os vasos sanguíneos, os linfáticos, os nervos e alguns dos órgãos internos, dependendo da posição e da pressão dos movimentos envolvidos. Em geral, os movimentos de pressão resultam em uma aceleração da fisiologia corporal, enquanto a massagem lenta e suave (deslizamento) tem um efeito calmante, tranquilizando os nervos e permitindo ao paciente relaxar. Quando efetivamente aplicada, essa massagem calmamente muito freqüentemente resulta no adormecimento do paciente.

DESENVOLVIMENTO DA TERAPÊUTICA


Procedimentos importantes:
1. Estabelecer um relacionamento de compreensão com o paciente, pois a massagem tem efeitos psicológicos.

2. A massagem não deve ferir o paciente. Dor ou desconforto devem sempre ser encarados como um sinal de alerta.

3. O paciente deve receber uma cobertura aceitável, expondo apenas a parte do corpo a ser tratada.

4. É essencial manter uma atitude correta e profissional para com o paciente (ética, profissionalismo e suporte ao paciente).

MOVIMENTOS BÁSICOS


DESLIZAMENTO

O deslizamento é um movimento feito com a palma da mão. Ele precede todos os outros movimentos devido ao seu efeito relaxante, permitindo ao paciente se acostumar com as mãos do terapeuta, além de aumentar o fluxo do sangue e da linfa para dentro e para fora da área. Os movimentos de deslizamento são normalmente feitos em direção ao coração, devem ser razoavelmente lentos e rítmicos, com a mesma velocidade empregada em ambos os movimentos para cima e para baixo, sem pausa ou intervalo entre os dois. O paciente deve sentir um movimento contínuo, mas com uma variação de pressão,isto ajuda a induzir o paciente a uma sensação de bem estar. É importante que toda a mão seja usada e que ela se adapte aos contornos normais do corpo.

COMPRESSÃO

A compressão normalmente é aplicada com as polpas do polegar e ou dos dedos e se aplica aos tecidos moles que possuem osso imediatamente sob eles. Assim, as polpas dos dedos são capazes de comprimir os tecidos moles contra o osso e ajudar a eliminar os produtos tóxicos acumulados. É importante, nesse movimento, usar as polpas dos dedos, e não a ponta, e não deslizar sobre a pele, mas aprisioná-la firmemente, de modo que possa haver um movimento constante semelhante a uma fricção.

DIGITO – PERCUSSÃO

Estes são movimentos finos, rápidos e vibratórios realizados com os dedos de uma ou ambas as mãos. Eles são mais freqüentemente aplicados aos músculos menores, por exemplo, aqueles da face, sendo usados por seu efeito tônico.

ROLAMENTO

O rolamento é um movimento importante, devido a seu efeito profundo e porque pode ser aplicado a muitas partes do corpo. Normalmente é usado em tecidos moles que não possuem osso imediatamente sob ele, e sua ação é muito similar a de amassar pão. O objetivo é puxar o tecido para cima e para longe do osso e rolar o dorso com uma ação de compressão, ou pressão. Neste movimento, é importante não pressionar sobre o polegar, e sim usá-lo como um guia. Os efeitos do rolamento são numerosos. Ele ajuda particularmente na eliminação de produtos tóxicos dos tecidos profundos, especialmente do tecido muscular. Ele auxiliar na quebra da gordura, melhora o metabolismo corporal, a contratilidade muscular e a troca de líquidos entre os tecidos, também tem ação descongestionante.

PERCUSSÃO

A percussão é obtida com o bordo da mão, com os músculos da mão em uma condição levemente relaxada. Usado para melhorar o tônus do tecido muscular e geralmente é usado no dorso, pescoço e ombro.

INDICAÇÃO

A massagem terapêutica deve ser utilizada quando da necessidade de promover relaxamento muscular; melhora do tônus; eliminação de produtos tóxicos nos tecidos; alívio de sintomatologia dolorosa e aumento do metabolismo.

CONTRA-INDICAÇÃO

à          Em áreas de focos sépticos (infecção)
à          Em doenças contagiosas ou infecciosas da pele
à          Sobre o abdômen durante a gestação (exceto com indicação médica)
à          Sobre o abdômen durante os primeiros dias da menstruação.
à          Em condições cardiovasculares, exceto com indicação médica.
à          Em áreas de veias varicosas
à          Sobre áreas de ondulações não-identificadas (nódulos e tumores)


EQUIPAMENTOS


Mesa ou cadeira específica para a massaterapia
Óleos, talco
Toalhas
Iluminação adequada

Nenhum comentário:

Postar um comentário